O que um sistema ERP personalizável pode proporcionar ao meu negócio?

Entenda como um sistema personalizado pode aumentar a eficiência do seu negócio

 · 3 min read

Sua ideia em software

Tenha um software personalizado para a sua empresa!

No início da jornada de um empreendedor suas necessidades de gestão serão simples, poucos indicadores e com um fluxo operacional básico, o fator decisivo para adoção de um sistema para gestão será minimalista, optando por um sistema que vende a ideia de simples e que simplifica a vida do usuário e com baixo custo, porém esse tipo de sistema tem o objetivo de atender a massa, sem a possibilidade de evolução conforme a necessidade do seu negócio.

Conforme o negócio cresce, os processos e fluxos controlados evoluem o que gera um maior número de indicadores a serem avaliados e analisados, e muitas vezes esses sistemas “simples” passam a não atender mais, todas essas análises passam a ser realizadas em planilhas, o que dificulta a gestão e toma muito tempo do responsável.

Para atender essa necessidade existem soluções que são pensadas e construídas para acompanhar essa evolução, através de personalizações o usuário pode evoluir o sistema e criar recursos conforme as suas necessidade, criando automações, construindo relatórios, dashboards, formulários, campos em tela e muito mais.

O resultado proporcionado por esse tipo de solução é enorme, pois o sistema se molda à sua empresa e não o contrário que seria a sua empresa se moldar ao sistema, aumentando a eficiência, entregando os indicadores necessários para a sua gestão, reduzindo o tempo de execução de determinadas tarefas e muito mais.

Exemplos e possibilidades

Lembrando que essas personalizações são criadas apenas no seu ambiente, não interferem no ambiente dos demais clientes.

Vou apresentar algumas possibilidades de personalização para que você possa usar a criatividade e ver como podemos ajudar o seu negócio!

1. Criação de Campos e Formulários

Podemos criar campos em qualquer formulário, vamos supor que no seu negócio, tem a necessidade de adicionar novo um campo no formulário do Cliente, para informar o numero da matricula:

Número da matrícula no cadastro do cliente

Agora vamos supor que você precisa de um processo que não existe no sistema mas é uma necessidade da gestão do negócio, e precisa de um novo formulário para criar e armazenar essas informações, também é possível.

2. Automações e Regras de Negócio

Possibilidade de criar automações e rotinas, para atender a necessidade do cliente.

Alguns exemplos que podem ser desenvolvidos:

  1. Automação para precificação de Item Saiba mais aqui
  2. Possibilidade de criar validações dentro dos processos, ex: Sempre que o usuário criar um pedido de venda, o sistema vai validar se todos os campos obrigatórios para a emissão da nota fiscal estão preenchidos. Ao salvar o cadastro do cliente valida se o CPF ou CNPJ já está incluso…

3. Criar Modelos de Impressão

Todo cadastro no sistema possui o recurso para gerar uma impressão, basicamente um espelho daquele documento, sempre vai existir um modelo “Padrão” e os demais são customizados e criados pelo próprio usuário.

modelos de impressão disponível

O sistema possui um editor, para que você consiga montar o layout desejado, basta arrastar os campos e posicionar na sessão desejada.

Editor do modelo de impressão

4. Relatórios

Possibilidade de criar relatórios diretamente no seu ambiente, obtendo uma visão específica, resolvendo problemas e apresentando os dados da forma desejada.

Esses relatórios normalmente são avaliados por nossa equipe e desenvolvidos no seu ambiente.

5. Dashboards

Criar Dashboards

Com Ivy você conta com uma série de dashboards, que apresentam as visões necessárias para cada setor da sua empresa, caso o dashboard existente não apresente a visão que você busca, então basta criar seu próprio grupo de dashboard, como podemos ver na imagem acima Dashboard BI e Teste Card Yahoo, foram criados e customizados pelo usuário, buscando os cards e apresentando os dados desejados.

Criar Dashboards personalizados e dinamicos

Conclusão

Acima foi apresentado alguns exemplos de como o sistema pode ser flexível e evoluir junto com a gestão do seu negócio se adaptando conforme as necessidades e proporcionando maior eficiência na gestão.


Paulo H. Fabris

Analista de Sistemas

No comments yet.

Adicionar um comentário
Ctrl+Enter para adicionar comentário