STF suspende julgamento sobre créditos de ICMS para distribuidoras de combustíveis
O STF suspendeu o julgamento sobre o uso de créditos de ICMS por distribuidoras de combustíveis, com placar favorável aos Estados.
ICMS e o julgamento do STF
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou vista e interrompeu o julgamento que analisa a possibilidade de as distribuidoras de combustíveis manterem créditos de ICMS gerados em operações dentro do mesmo Estado, antes da saída interestadual do produto. O julgamento estava ocorrendo no plenário virtual e, até o momento, o placar se encontrava em 3 a 1 a favor dos Estados.
Contexto da Controvérsia
A questão surgiu devido à previsão constitucional que estabelece que o ICMS não incide sobre operações que envolvem a destinação de combustíveis a outros Estados. No entanto, existe uma divergência entre o Fisco e os contribuintes sobre a possibilidade de utilização dos créditos referentes a operações anteriores.
Próximos Passos
Com a suspensão do julgamento, a expectativa é que o tema seja retomado em uma próxima sessão do STF, onde será discutida a interpretação da legislação sobre o ICMS e suas implicações para as distribuidoras de combustíveis.
O desfecho dessa discussão pode impactar significativamente as finanças das distribuidoras e a arrecadação dos Estados envolvidos.
Veja mais: https://ivyapp.com.br/noticias
No comments yet. Faça login para iniciar uma nova discussão Start a new discussion