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Novo terminal em Porto Murtinho receberá R$ 180 milhões em investimentos para logística de MS

O novo terminal em Porto Murtinho, com investimentos de R$ 180 milhões, impulsionará a logística em Mato Grosso do Sul.

 · 3 min read

Logística MS

Mato Grosso do Sul dará um importante passo na sua infraestrutura logística a partir de 2026, com a construção do Terminal Multifuncional do PTP Group em Porto Murtinho. O projeto, que prevê investimentos superiores a R$ 180 milhões, consolidará a cidade como um ponto estratégico de entroncamento hidroferroviário e rodoviário na fronteira com o Paraguai.

Detalhes do Projeto

O terminal será erguido às margens do Rio Paraguai, no km 2.322, ocupando uma área total de 352,5 hectares, dos quais 9,9 hectares serão dedicados à fase inicial das operações. A estrutura foi planejada para atender três cadeias produtivas: grãos, fertilizantes e carga geral. O plano logístico prevê uma capacidade de movimentação anual de 1,15 milhão de toneladas de grãos, 700 mil toneladas de fertilizantes e 1 milhão de toneladas de cargas diversas. O complexo incluirá infraestrutura para expansão de silos, um armazém com capacidade para 20 mil toneladas e uma área offshore para atracação e operação de barcaças.

Impacto no Desenvolvimento Regional

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, a implantação deste terminal multifuncional representa uma nova fase para o desenvolvimento logístico do estado. O PTP Group já opera ao longo da hidrovia do Paraguai, com portos na Argentina, Uruguai e Paraguai, fortalecendo a integração regional. “As obras devem começar no próximo ano e, em um ano, o terminal já deve estar em operação. Este será o terceiro porto em Porto Murtinho, aumentando a capacidade da nossa hidrovia e conectando a produção sul-mato-grossense a mercados do Atlântico e do Pacífico”, afirmou.

Execução do Projeto

O projeto executivo prevê uma execução físico-financeira em dez meses, com um CAPEX total de R$ 181 milhões, que inclui obras civis, infraestrutura portuária e sistemas de armazenagem e movimentação de cargas. A Licença Prévia do empreendimento já teve todo o estudo ambiental submetido ao Imasul, e o processo segue em análise técnica.

Cooperação Internacional

Durante a reunião com o governador Eduardo Riedel, também foi discutida a ampliação da cooperação internacional com a província de Entre Rios, na Argentina, onde o PTP Group mantém operações portuárias. O objetivo é fortalecer o corredor logístico entre Mato Grosso do Sul, portos argentinos e o hub de Nueva Palmira, no Uruguai, ampliando as rotas de exportação e criando alternativas de importação via hidrovia. Verruck destacou que essa integração também beneficiará o mercado boliviano, que tem aumentado sua utilização do Rio Paraguai.

Propostas para Governança

O governador Eduardo Riedel sugeriu que estados e províncias vizinhas desenvolvam um modelo de governança para a hidrovia, semelhante ao que foi feito na Rota Bioceânica. A proposta inclui a criação de um fórum de governadores subnacionais para discutir infraestrutura, regulação e expansão das operações ao longo do Rio Paraguai. Ao mesmo tempo, Brasil e Paraguai estão avançando nas tratativas para lançar, no próximo ano, a primeira licitação hidroviária do trecho entre Corumbá e Porto Murtinho, uma medida considerada essencial para melhorar a navegabilidade e garantir a sustentabilidade do corredor logístico.

Conclusão

O conjunto de ações em torno do novo terminal reforça Porto Murtinho como um ponto estratégico, tanto na Rota Bioceânica, que facilitará o acesso ao Pacífico, quanto como a principal porta de entrada e saída de mercadorias pela hidrovia. “A integração logística é a base do novo ciclo de desenvolvimento do Estado”, concluiu o secretário Jaime Verruck.

Fonte: https://www.semadesc.ms.gov.br/novo-terminal-em-porto-murtinho-tera-investimentos-de-r-180-milhoes-e-impulsiona-logistica-de-ms/

Veja mais: https://ivyapp.com.br/noticias

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