Atualização no modelo de emissão para nota de serviço em Brasília
A partir do dia 01 de novembro de 2022 o modelo de emissão de notas fiscais de serviço em Brasília (Distrito Federal) sofrerá alteração
Vim compartilhar um recado importante e super rápido com você.
A partir do dia 01 de novembro de 2022 o modelo de emissão de notas fiscais de serviço em Brasília (Distrito Federal) sofrerá alteração, conforme publicado pela Secretaria de Estado de Economia do DF.
Leia o comunicado na íntegra no portal da Secretaria de Estado de Economia
Atualmente no Distrito Federal as notas de serviço são emitidas a partir do modelo 55, o mesmo utilizado para emissão de notas fiscais de produto (NF-e), com essa alteração passará a utilizar o modelo próprio de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e (Padrão ABRASF) que já é utilizado pela maioria dos estados no Brasil.
O que é a NFS-e
A nota fiscal eletrônica surgiu para reduzir a burocracia e modernizar os processos tributários no Brasil, os três principais tipos são:
- Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)
Cada modelo tem sua finalidade, a NF-e é emitida para venda de produtos, NFC-e é muito utilizada para venda de produtos no varejo, e para você que é prestador de serviço foi criada a NFS-e. O objetivo dela é facilitar a sua vida ao permitir que tudo seja feito pela internet.
A emissão desse documento pode ser realizada através do sistema disponibilizado pela prefeitura em questão, lembrando que cada prefeitura possui o seu sistema, porém você não precisa ficar refém de sistemas instáveis e problemas nas prefeituras. O mercado já oferece diversas alternativas para tornar a emissão de NFS-e mais simples e mais fácil, Venha conhecer a nossa solução.
Paulo H. Fabris
Analista de Sistemas
No comments yet. Faça login para iniciar uma nova discussão Start a new discussion