Markup: Estratégia de precificação de acordo com o seu negócio
Markup é um indicador que é aplicado em cima do custo, gerando o valor de venda do produto, nesse indicador vai estar contabilizando todas as despesas vinculadas para a operação
Dentro de uma empresa, o processo de precificação para produtos e serviços devem seguir metodologias adequadas, porém cada negócio segue estratégias diferentes para precificar seus produtos de acordo com a característica de cada negócio.
Esse processo é conhecido como Markup, um indicador que é aplicado em cima do custo, gerando o valor de venda do produto, nesse indicador vai estar contabilizando todas as despesas vinculadas para a operação, assim provisionando o preço de venda mais preciso o possível para garantir a margem X de lucro.
Como cada empresa possui sua estratégia de precificação evoluindo a ideia do markup, normalmente é difícil de encontrar um sistema para gestão que contemple a necessidade, O Ivy é um sistema que possibilita criar automações e regras específicas para atender exatamente a demanda do seu negócio, então nesse artigo vou trazer 3 exemplos práticos de clientes de ramos distintos sendo uma empresa de acabamentos e home decor, madereira/material de construção, e por fim um distribuidora de alimentos.
Lista de Preço (Tabela de Preço) / Precificação
Antes de ir aos exemplos, é necessário compreender que o Ivy possui suporte a múltiplas listas de preços, então você pode ter o produto X sendo comercializado com preço distintos conforme a lista de preço exemplo:
Digamos que no meu negócio de distribuição possui 3 modalidades de vendas: Varejo, Mercado e Retirada
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Para cada uma dessas modalidades os preços praticados são distintos, então pensando no produto X, iria ser cadastrado 3 preços para aquele produto, um para cada lista, para inclusão ou atualização desse preço de venda, pode ser criado automações considerando as lógicas do markup.
Case 1: Loja de Acabamentos e Home Decor
Apresentação da empresa
Com mais de 30 mil produtos, atualizar preços e definir preços para os produtos era uma grande dificuldade, sendo que a maioria dos produtos não estavam presentes no estoque, são produtos de catálogo.
Regra para definição da Margem (Fator de Multiplicação)
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Para cada marca comercializada, existe uma configuração que considera todos os custos e encargos para execução da venda e obtenção do lucro desejado:
Composição CIF
- ICMS ST
- Frete
- Outros
Custos sobre o Preço de Venda
- Margem Bruta
- Comissão
- Custo Financeiro
- Impostos S/ Venda
Todos os parâmetros acima, são utilizados para gerar o fator de multiplicação, no exemplo acima o fator é de 2,357. Então se um produto custar R$ 100,00 no catálogo aplicando o fator o valor de venda ficaria R$ 100,00 * 2,357 = R$ 235,70.
Fórmula: Custo x Fator de Multiplicação
OBS: O campo Arredondar Para serve para sempre ajustar o valor do produto para aquela fração decimal, no caso o valor de venda deu R$ 235,70, seria atribuído para R$ 235,90
Atualização do preço de venda da marca
Como os produtos não foram comprados e não possuem custo ainda, através do preço de custo do catálogo é montado uma planilha no excel, com o produto e o custo, com a ferramenta de importação de dados do sistema é realizado uma importação da planilha atualizando o custo do produto no seu cadastro.
Após atualizar o custo é realizado um agendamento para que o sistema atualize/crie os valores de venda com base nas regras definidas Custo x Fator de Multiplicação para aquela marca.
Case 2: Madeireira/Materiais para Construção
Apresentação da empresa
Com mais de 4000 produtos, a precificação desse negócio também era uma grande dificuldade, diferente do case anterior, nesse sempre vamos ter o produto em estoque, então vai ser realizado compra o que facilita o processo pois vamos ter o valor de custo do produto.
Regra para definição da Margem (Fator de Multiplicação)
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Nesse caso o fator de multiplicação é muito mais simples com menos campos, os produtos que se enquadram na regra é definido pelo Grupo do Item
Atualização do preço de venda
Sempre que realizada a entrada no estoque da compra que foi realizada o sistema vai procurar a regra de precificação para item com base no Grupo do Item, localizando o fator de multiplicação e gerando os novos valores de venda.
Exemplo:
Caso o produto custe R$ 100,00 seguindo o fator de multiplicação do exemplo acima 1,82 o novo valor de venda para a lista de Preço Venda Padrão:
R$ 100,00 * 1,82 = R$ 182,00
Fórmula: Custo x Fator de Multiplicação
Custos fora nota fiscal
Após dar entrada no estoque do Item, conforme o exemplo acima, o valor de venda ficou R$ 182,00, porém vamos supor que nessa compra eu gastei R$ 20,00 com frete e esse valor de frete não estava na nota fiscal...
Deve ser realizado outro processo dentro do sistema chamado Comprovante de custo de desembarque adicionando o custo do frete valor de custo do produto.
Isso geraria um novo cálculo do valor de venda que seria:
R$ 120,00 * 1,82 = R$ 218,40
Formula: Novo Custo * Fator de Multiplicação
Case 3: Distribuidora de Alimentos
Apresentação da empresa
Nesse caso temos poucos produtos cerca de 150, porém trabalha com três tabelas de preços:
- Venda Padrão
- Mercado
- Retirada
Configuração da Regra de Precificação
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O preço da tabela Venda Padrão é definido por alguém dentro da empresa, o Preço para Mercado e Retirada segue a regra definida na imagem acima
Atualização do preço de venda
Nesse caso sempre que o usuário definir o preço para a tabela de preço master Venda Padrão automaticamente o sistema Cria/Edita as tabelas de preços dependentes Mercado, Retirada, aplicando o % de ajuste para ela.
Conclusão
Como podemos visualizar nos exemplos acima, cada negócio possui uma necessidade diferente para precificar seus produtos, a vantagem de um software que possibilita personalização e criação de regras específicas para o seu negócio é justamente atender a necessidade especifica que sua empresa precisa para atingir os melhores resultados
Paulo H. Fabris
Analista de Sistemas
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