Markup: Estratégia de precificação de acordo com o seu negócio

Markup é um indicador que é aplicado em cima do custo, gerando o valor de venda do produto, nesse indicador vai estar contabilizando todas as despesas vinculadas para a operação

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Dentro de uma empresa, o processo de precificação para produtos e serviços devem seguir metodologias adequadas, porém cada negócio segue estratégias diferentes para precificar seus produtos de acordo com a característica de cada negócio.

Esse processo é conhecido como Markup, um indicador que é aplicado em cima do custo, gerando o valor de venda do produto, nesse indicador vai estar contabilizando todas as despesas vinculadas para a operação, assim provisionando o preço de venda mais preciso o possível para garantir a margem X de lucro.

Como cada empresa possui sua estratégia de precificação evoluindo a ideia do markup, normalmente é difícil de encontrar um sistema para gestão que contemple a necessidade, O Ivy é um sistema que possibilita criar automações e regras específicas para atender exatamente a demanda do seu negócio, então nesse artigo vou trazer 3 exemplos práticos de clientes de ramos distintos sendo uma empresa de acabamentos e home decor, madereira/material de construção, e por fim um distribuidora de alimentos.

Lista de Preço (Tabela de Preço) / Precificação

Antes de ir aos exemplos, é necessário compreender que o Ivy possui suporte a múltiplas listas de preços, então você pode ter o produto X sendo comercializado com preço distintos conforme a lista de preço exemplo:

Digamos que no meu negócio de distribuição possui 3 modalidades de vendas: Varejo, Mercado e Retirada

Lista de preço ou tabela de preço.

Para cada uma dessas modalidades os preços praticados são distintos, então pensando no produto X, iria ser cadastrado 3 preços para aquele produto, um para cada lista, para inclusão ou atualização desse preço de venda, pode ser criado automações considerando as lógicas do markup.

Case 1: Loja de Acabamentos e Home Decor

Apresentação da empresa

Com mais de 30 mil produtos, atualizar preços e definir preços para os produtos era uma grande dificuldade, sendo que a maioria dos produtos não estavam presentes no estoque, são produtos de catálogo.

Regra para definição da Margem (Fator de Multiplicação)

Estrutura e parâmetros para definição do markup.

Para cada marca comercializada, existe uma configuração que considera todos os custos e encargos para execução da venda e obtenção do lucro desejado:

Composição CIF

  1. ICMS ST
  2. Frete
  3. Outros

Custos sobre o Preço de Venda

  1. Margem Bruta
  2. Comissão
  3. Custo Financeiro
  4. Impostos S/ Venda

Todos os parâmetros acima, são utilizados para gerar o fator de multiplicação, no exemplo acima o fator é de 2,357. Então se um produto custar R$ 100,00 no catálogo aplicando o fator o valor de venda ficaria R$ 100,00 * 2,357 = R$ 235,70.

Fórmula: Custo x Fator de Multiplicação

OBS: O campo Arredondar Para serve para sempre ajustar o valor do produto para aquela fração decimal, no caso o valor de venda deu R$ 235,70, seria atribuído para R$ 235,90

Atualização do preço de venda da marca

Como os produtos não foram comprados e não possuem custo ainda, através do preço de custo do catálogo é montado uma planilha no excel, com o produto e o custo, com a ferramenta de importação de dados do sistema é realizado uma importação da planilha atualizando o custo do produto no seu cadastro.

Após atualizar o custo é realizado um agendamento para que o sistema atualize/crie os valores de venda com base nas regras definidas Custo x Fator de Multiplicação para aquela marca.

Case 2: Madeireira/Materiais para Construção

Apresentação da empresa

Com mais de 4000 produtos, a precificação desse negócio também era uma grande dificuldade, diferente do case anterior, nesse sempre vamos ter o produto em estoque, então vai ser realizado compra o que facilita o processo pois vamos ter o valor de custo do produto.

Regra para definição da Margem (Fator de Multiplicação)

Estrutura e parâmetros para definição do markup da madeireira / Materiais para Construção.

Nesse caso o fator de multiplicação é muito mais simples com menos campos, os produtos que se enquadram na regra é definido pelo Grupo do Item

Atualização do preço de venda

Sempre que realizada a entrada no estoque da compra que foi realizada o sistema vai procurar a regra de precificação para item com base no Grupo do Item, localizando o fator de multiplicação e gerando os novos valores de venda.

Exemplo:

Caso o produto custe R$ 100,00 seguindo o fator de multiplicação do exemplo acima 1,82 o novo valor de venda para a lista de Preço Venda Padrão:

R$ 100,00 * 1,82 = R$ 182,00

Fórmula: Custo x Fator de Multiplicação

Custos fora nota fiscal

Após dar entrada no estoque do Item, conforme o exemplo acima, o valor de venda ficou R$ 182,00, porém vamos supor que nessa compra eu gastei R$ 20,00 com frete e esse valor de frete não estava na nota fiscal...

Deve ser realizado outro processo dentro do sistema chamado Comprovante de custo de desembarque adicionando o custo do frete valor de custo do produto.

Isso geraria um novo cálculo do valor de venda que seria:

R$ 120,00 * 1,82 = R$ 218,40

Formula: Novo Custo * Fator de Multiplicação

Case 3: Distribuidora de Alimentos

Apresentação da empresa

Nesse caso temos poucos produtos cerca de 150, porém trabalha com três tabelas de preços:

  1. Venda Padrão
  2. Mercado
  3. Retirada

Configuração da Regra de Precificação

Definição de margem para atualização de preço.

O preço da tabela Venda Padrão é definido por alguém dentro da empresa, o Preço para Mercado e Retirada segue a regra definida na imagem acima

Atualização do preço de venda

Nesse caso sempre que o usuário definir o preço para a tabela de preço master Venda Padrão automaticamente o sistema Cria/Edita as tabelas de preços dependentes Mercado, Retirada, aplicando o % de ajuste para ela.

Conclusão

Como podemos visualizar nos exemplos acima, cada negócio possui uma necessidade diferente para precificar seus produtos, a vantagem de um software que possibilita personalização e criação de regras específicas para o seu negócio é justamente atender a necessidade especifica que sua empresa precisa para atingir os melhores resultados


Paulo H. Fabris

Analista de Sistemas

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